Texto escrito por Larissa Hofbauer
Audiodescrição por Thamyres Gomes dos Santos
Imagens por Larissa Hofbauer
RECURSO DE ACESSIBILIDADE: CLIQUE NO ÁUDIO
A primeira coisa que pensei quando abri o livro ‘Doze Profissões para o Futuro que Começou Ontem’ de Anderson Novello e Daniel Cabral foi: QUE LIVRO BELÍSSIMO!
Esse livro tem um apelo visual muito grande. O texto não necessariamente explica a ilustração, mas simplesmente complementa a sua ideia. Cheio de texturas, cores, movimento.
Quando você pensa o que é ser criança, o que vem na sua cabeça? Este livro aborda esta pergunta, mas da forma como se fosse uma proposta de emprego, pontuando várias virtudes como quesito. Aquele que atender todos os requisitos estará contratado, está aí a referência com o nome do livro.
Como citado acima, a ilustração complementa a ideia do texto. Cada página possui uma ilustração e sua respectiva frase, que varia de uma a duas linhas somente.
A ideia do livro é clara, uma “proposta de trabalho” recheada de virtudes para um mundo melhor, virtudes essas que são facilmente encontradas na base da sociedade, as crianças.
Para vocês entenderem melhor, no texto são encontradas as exigências como vagas para ‘doadores de tempo com habilitação em criação de brincadeiras’. O livro fala por si só, as crianças são desenhadas sempre alegres, coloridas, e os adultos sempre com pressa, rosto mais sério, se contrapondo com o que está escrito, que devemos ser mais leves como as crianças, ouvir mais, observar mais, sermos mais empáticos com as situações.
Agora o visual desse livro, sem comentários. Lindo, cheio de texturas e se mescla com o texto perfeitamente (no visual não como complemento). Os traços são bem estilizados, criativos, usam e abusam das formas, que ao abrir o livro enchem os olhos. É uma belíssima primeira impressão.
Ficha Técnica
Título: Doze profissões para o Futuro que começou ontem
Autor: Anderson Novello e ilustração Daniel Cabral
Editora: Ciranda na Escola
Ano de publicação: 2023
Páginas: 31 páginas



