Uma geração de escritores influenciados pelos poemas de Paulo Leminski

Texto escrito por Jessica Allana Grossi

Audiodescrição por Thamyres Gomes dos Santos

Imagens por Jessica Allana Grossi

RECURSO DE ACESSIBILIDADE: CLIQUE NO ÁUDIO

Em 1960, Paulo Leminski, Alice Ruiz, Ivan da Costa, Lélio Sotto Maior, Nevair Souza, Carlos João Nascimento e Wilson Bueno fundaram em Curitiba o grupo Áporo. A palavra, que significa problema de difícil solução, foi utilizada para nomear o movimento intelectual que utilizava as poesias minimalistas com uso de ditados populares e coloquialismos como formas de expressão. Áporo também vem do poema de Drummond. O poema conta a história de um inseto e foi publicado no livro A Rosa do Povo.  

Parece injusto divulgar neste site um livro de um autor renomado como Paulo Leminski enquanto temos vários outros autores paranaenses menos conhecidos que precisam ser divulgados. Mas a primeira edição de Distraídos Venceremos, de Paulo Leminski, foi publicada em 1987 e influenciou autores como Dalton Trevisan, Ana Cristina Cesar, Arnaldo Antunes, músicos e, principalmente, poetas marginais. 

“Marginal é quem escreve à margem,

deixando branca a página

para que a paisagem passe

e deixe tudo claro à sua passagem.”

Poema presente no livro Distraídos Venceremos de Paulo Leminski 

Com uma linguagem direta, sem rodeios, Leminski brinca com as letras, as palavras e seus significados como no poema Sorte e Cortes. Longe de ser pedante e ultrarromântico, o poeta escreve aquilo que vê, que não vê e o que imagina como no poema A Lua no Cinema. Fala sobre suas origens paranaenses, sua vida polaca em Curitiba, não neste livro é claro, mas em outros trabalhos. 

Distraídos venceremos também as brincadeiras com Haicais de Leminski. Esta parte do livro se chama Arranjos Florais e os Desarranjos Florais. Subvertendo a forma clássica dos haicais em alguns momentos (de três versos curtos, falando sempre sobre a natureza), ele apresenta temas como a religiosidade. Já os haicais clássicos, de três versos, Leminski fala sobre amor, caminhos e seus cadernos. 

“abrindo um antigo caderno 

foi que eu descobri 

antigamente eu era eterno”

Poema presente no livro Distraídos Venceremos de Paulo Leminski 

É um livro curto, de apenas 91 páginas, publicado com todo o espaçamento especial que Leminski, um poeta da experimentação, necessita. A diagramação precisa ser extremamente cuidadosa neste caso porque o espaço de cada palavra importa. Então vale a pena a compra do livro para você conferir todas as letras com atenção. 

Ficha técnica

Título: Distraídos Venceremos

Autor(a): Paulo Leminski

Editora: Companhia das Letras 

Ano de publicação: 2017

Páginas: 91

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima