Texto escrito por Larissa Hofbauer
Audiodescrição por Thamyres Gomes dos Santos
Imagens por Larissa Hofbauer
RECURSO DE ACESSIBILIDADE: CLIQUE NO ÁUDIO
O livro O urso e o eco possui uma pegada na espiritualidade, mas podemos interpretar de outras formas, e eu vou explicar o porquê.
O livro conta a história de um urso, o Bernardo, que mesmo enchendo a sua casa de coisas, nela ainda permanecia o eco.

Na minha interpretação o eco não é o eco que conhecemos, mas sim o vazio existencial que podemos ter. Esse eco não deixou o urso sozinho, mesmo sua casa estando cheia.
Emanuel é outro urso que está de passagem pela casa do urso Bernardo, e com o aval do urso eles passam a morar juntos, e com o passar do tempo o eco ficou cada vez mais fraco, menor, e não tinha mais o domínio sobre o urso Bernardo.
O próprio livro ao fim conta que é um livro para mostrar a espiritualidade para as crianças. O urso Emanuel aparece como ser divino, que chega para preencher seu vazio.
O livro aborda a religião de uma forma muito delicada e de simples compreensão e pode servir não só para ensinar sobre determinada religião, como também proporcionar uma conversa sobre respeito e aprendizado sobre o tema.
Se você levar só em consideração a história, também conseguimos trazer o tema para fora do campo religioso/espiritual.
Há doenças mentais que não afetam só adultos que também tem o seu “eco”, e o urso Emanuel pode ser interpretado como simplesmente um amigo que estando ao seu lado também ajuda a ultrapassar as barreiras que essa doença traz.
O livro é todo feito em aquarela pela Melissa Garabeli, que traz uma delicadeza singular para o livro que é recheado de detalhes que acrescentam na história.
Fica a reflexão, quem é Emanuel para você?
FICHA TÉCNICA
Título: O urso e o eco
Autor: Melissa Garabeli e Phellip Willian
Editora: Thomas Nelson Brasil em parceria com a editora Pequeninho
Ano de publicação: 2022
Páginas: 48 páginas
