Eu posso te contar uma charada?

RECURSO DE ACESSIBILIDADE: CLIQUE NO ÁUDIO



Texto escrito por Larissa Hofbauer

Audiodescrição por Thamyres Gomes dos Santos

Imagens por Larissa Hofbauer

A resenha tem uma baita pitada de charadas e um tiquinho de impaciência, mas já adianto que não minha, mas do urso Dimas. “Bear As aventuras de Dimas & Raven- Na cidade das Charadas” é só uma das edições deste livro. Dando uma geral na história, a garotinha Raven se perde de seus pais e encontra Dimas, o urso. Os dois se unem e saem em busca dos pais da garota. E acabam chegando na cidade das charadas. 

Vou começar pontuando o quão diverso e criativo é tudo nesse livro. Poses e posições de personagens, planos diversos quando falamos de cenários. Dentre todos os personagens apresentados neste livro, não posso deixar de falar do que mais me cativou, a Rã Rãberto, O personagem é muito fofo visualmente, tem a pele bem verde e olhos grandes e amarelos, mas muito burrinho se formos levar em consideração a sua lógica para charadas. Ele já de cara nos é apresentado de uma forma cômica. Já Raven é uma garotinha muito tagarela, e nas suas tagarelices de descobrir o mundo se mostra uma pessoinha muito inteligente, que algumas vezes, no início, é subjugada pelo urso (não posso culpá-lo, ele não vê muitos humanos)

É um quadrinho de 80 páginas, e como eles estão em uma jornada, muitos cenários são explorados e nos apresentados. 

Tem um momento que me deixou nostálgica, que foi a aparição da personagem esfinge, que pasmem, faz charadas e enigmas. Eu tenho 26 anos, e você que está lendo e que tem a minha idade ou é mais velho vai lembrar da esfinge do programa Rá-Tim-Bum, da Tv Cultura. Confesso que tinha um medinho dela, mas quando vi algo semelhante no livro, logo me veio o programa na cabeça. Deixando o momento nostálgico de lado e voltando para o livro… Por ser um livro longo, digo que seria uma leitura mais prazerosa para crianças de seus 10/12 anos. São muitos quadros, muitos balões, não é um livro de cores vibrantes, mas sim de cores terrosas (possui muitos tons de marrom). 

Não que não possa ser contada aos pequenos, claro que pode, a história por si só é cativante, até as página finais ficamos sedentos em saber se ela encontra os pais, o que acontece em sua jornada, quais novas conexões e amizades que a dupla Dimas e Raven farão, isso instiga a curiosidade de qualquer um. 

Uma coisa muito legal e interessante nesse livro é que nas últimas páginas tem o diário da Raven, que ela decide fazer em quadrinhos. Nesse pedaço de diário que nos é apresentado mostra algumas coisas que a menina passa com o urso, claro com a sua curiosidade sempre presente.

Quem ficou curiosa ao final do livro fui eu. O que vai acontecer quando eles chegarem na Cidade das Crianças (próximo livro), Bom… Eu não sei, mas você pode descobrir se ler os livros da quadrinista Bianca Pinheiro.

Ficha Técnica

Título: Bear As aventuras de Dimas & Raven- Na Cidade das Charadas

Autor: Bianca Pinheiro

Editora: Conrad Editora

Ano de publicação: 2023

Páginas: 80 páginas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima